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Associação Amigos dos Autistas de Sorocaba

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A AMAS

Associação de pais reconhecida como entidade de caráter assistencial sem fins lucrativos, sua fundação ocorreu no dia 15 de Dezembro de 1994 e foi criada com objetivo de diagnóstico, tratamento e assistência para pessoas que apresentam TEA (Transtorno do Espectro Autista). É Pioneira no atendimento especializado na cidade de Sorocaba e também na Região que conta com mais de 40 municípios, o que aumenta sua responsabilidade social.

Unidade I - A  sede da AMAS (Escola Especial de Educação Infantil I e Fundamental I - Ciclo I), reconhecida pelo MEC, com instalações para atendimentos educacional e terepêutico, contando com 7 salas de aulas localizada no Jd. Vera Cruz, atende atualmente 43 alunos de 07 à 28 anos em período integral, de segunda a sexta-feira das 8h00 às 17h00.

Além dos atendimentos Educacionais os alunos realizam atendimentos com Equipe Terapêutica, recebem alimentação e transporte.Todo o programa da AMAS, parte dos princípios do método Teacch (Tratamento e Educação para Autistas e Crianças com Déficits Relacionados a Comunicação), PCS (Programa de Comunicação Alternativa Suplementar) e o ABA (Análise do Comportamento Aplicada).

Realizam atividades direcionadas ao seu desenvolvimento neuropsicomotor, de socialização, desenvolvimento de habilidades individuais, treino de atividades de vida prática e diária tais como:

  • aulas de educação física;
  • aulas de informática;
  • aulas de arte;
  • caminhadas diárias pela comunidade e passeios.

Os alunos são divididos em salas de aula com capacidade ideal de 5 à 6  alunos e dois profissionais, sendo um professor e um monitor, para cada uma das salas. Para dividi-los são levados em conta sua faixa etária e desenvolvimento psicopedagógico. 
Todas as salas de aula desenvolvem atividades relativas às capacidades e potencialidades de seus alunos, tendo, portanto, objetivos diferenciados tais como:

  • Estimulação;
  • pré-alfabetização;
  • alfabetização.

Unidade II - O núcleo da AMAS (Núcleo de atendimento terapêutico ao Autista) com instalações para atendimentos especializados localizado no Jd. Wanel Ville, atende atualmente 75 autistas de 06 à 48 anos, totalizando as duas unidades 118 atendidos. 

É prioritário o atendimento a crianças e jovens com maior grau de comprometimento comportamental e cognitivo uma vez que os que apresentam graus leves de comprometimento ou de alto funcionamento podem frequentar outras escolas especiais ou mesmo escolas regulares.

Recebem alimentação e transporte, realizam terapias e atividades direcionadas ao seu desenvolvimento neuropsicomotor, de socialização, desenvolvimento de habilidades individuais, treino de atividades de vida prática e diária tais como:

  • aulas de educação física;
  • caminhadas diárias pela comunidade e passeios.

Os profissionais da AMAS, a partir de estudos e experiência à respeito das dificuldades e características apresentadas pelas pessoas autistas, têm como certo que um atendimento que vise o desenvolvimento das diferentes capacidades e potencialidades de cada aluno, sua independência nas diversas atividades da vida cotidiana, assim como o aprendizado de variadas habilidades, propõe um atendimento educacional, objetivando a promoção e integração de seus alunos/atendidos com sua família e com o meio social. 

Por serem alunos/atendidos que apresentam dificuldades no relacionamento, assim como dificuldades na aprendizagem através da simples observação, necessitam de atendimento individualizado específico para cada habilidade, dada suas características comportamentais peculiares e pessoais, necessitam de ambiente altamente estruturado onde a previsibilidade seja a tônica do processo educativo.
       
Dado a vultosa quantia necessária para manutenção das necessidades de um atendimento de qualidade para o público da AMAS, fez-se necessário utilização do serviço de Operação em Telemarketing que, junto à sociedade civil, angaria fundos necessários para o orçamento institucional e como garantia aos serviços prestados. Este serviço, para a AMAS, representa 80% de sua receita mensal.
Para seu funcionamento ativo, a AMAS é mantida pelas seguintes participações: 

• Sócios contribuintes;
• Convênio com a Prefeitura Municipal de Sorocaba
• Convênio com a Secretaria do Estado de São Paulo 
• Participação e elaboração de eventos diversos (bazares, festas, quiosques),
• Operação de Telemarketing;
• Doações diversas
 

Núcleo de Atendimento Terapêutico ao Autismo

O  “Núcleo de atendimento terapêutico ao Autismo” é uma iniciativa da instituição AMAS (Associação Amigos dos Autistas de Sorocaba),  que desde 1994 atua no tratamento e assistência para pessoas com hipótese diagnóstica de Autismo, através de sua escola especializada.
Este projeto iniciado em 2009 tem um perfil intersetorial e multidisciplinar visando criar uma rede de assistência integral utilizando-se da experiência que a instituição adquiriu ao longo destes anos e de sua dedicação no tratamento destas pessoas, mas com uma proposta diferenciada: a inclusão destas crianças nas escolas e na sociedade como um todo. 

Todo o projeto terapêutico tem a intenção de minimizar as diferenças, atuando precocemente no diagnóstico, para que através de uma intervenção imediata estas se dissolvam, sejam aceitas e respeitadas. 

Todo este processo de inclusão e atenção, o mais breve possível, através da avaliação da criança e orientação da  família por profissionais da Fonoaudiologia, Medicina, Pedagogia, Psicologia e Terapia Ocupacional é incluir no ensino regular crianças que são encaminhadas à instituição na busca de diagnóstico e assistência especializada. 

Além do diagnóstico precoce, atendimento individual e em grupo, também é feita a orientação aos pais e cuidadores, assim como todos os profissionais envolvidos na educação destas crianças com visitas escolares e acompanhamento de todo o processo de aprendizado.
Os métodos TEACCH – Treatmentand Education of Autisticand Related Comunication Handcapped Children (Tratamento e Educação para Autistas e crianças com Déficits relacionados à Comunicação, o  PCS (Programa de Comunicação Alternativa Suplementar) e o ABA (Análise Aplicada do Comportamento)  são as metodologias utilizadas e reconhecidas mundialmente por sua efetividade e melhora no prognóstico desta população.
No dia 09/09/2011 foi inaugurado o  Núcleo Terapêutico  na Rua Luiz Gabriotti, 201 no Bairro Wanel Ville II, em Sorocaba/SP.

 

Objetivos da Amas

A INSTITUIÇÃO ESTÁ DE ACORDO COM O LOAS-LEI ORGÂNICA DA ASSISTÊNCIA SOCIAL, conforme artigo:
 
Art. 2º A assistência social tem por objetivos:
IV - a habilitação e reabilitação das pessoas portadoras de deficiência e a promoção de sua integração à vida comunitária;

A partir dos princípios estatutários e de avaliações dos trabalhos realizados, diretores, equipe de coordenação e profissionais da AMAS propõe objetivos que estejam direcionados não apenas aos atendimentos de sua clientela já estabelecida, mas também o de estender esses atendimentos ao maior número de casos possível.

É adotado o modelo educacional de atendimento, a partir de propostas pedagógicas e terapêuticas que visam o desenvolvimento harmonioso e saudável da clientela, de forma a atender suas necessidades básicas, educacionais e sociais.

Para tanto, são desenvolvidos, pelos profissionais da AMAS, projetos de atendimento que visem:
• Proporcionar atendimento especializado a partir de propostas educacionais e terapêuticas aos alunos já matriculados, onde os resultados possam servir para pesquisas futuras;
• Integração com o sistema regular de ensino para inclusão de alunos que possam ser beneficiados com a proposta de educação inclusiva e escolaridade onde serão desenvolvidas todos os conteúdos de Educação Infantil e Ensino  Fundamental de 1° a 4°série.
• Acompanhamento técnico em escolas do sistema regular de ensino que atendam alunos com suspeitas ou diagnóstico de autismo;
• Promover a inclusão de jovens nos esporte, vida social, mercado de trabalho; teatro, cinemas, passeios,artesanato,videoteca,piscina.
• Fornecer informações aos familiares sobre a deficiência, desenvolvimento, tratamento, problemas e potencialidades das pessoas com a síndrome;
• Promover atitude positiva na comunidade local com relação às pessoas com autismo;
• Incentivar a formação de “Clube de Mães” como forma de proporcionar maior integração família/escola através da oferta de cursos artesanais, culinários e de pintura;
•  Proporcionar treinamento e orientação de profissionais interessados e estudantes fornecendo estágios a universitários interessados no assunto;
• Atender a demanda de procura de vagas através de oferta de serviços alternativos tais como terapias individuais e orientações a pais;
• Promover cursos e palestras de modo a informar a comunidade local a respeito da síndrome e as formas de tratamento.
• Informática aplicada a Educação

 

Objetivos Educacionais  e Escolares

Os propósitos Educacionais e Terapêuticos  da AMAS, leva-se em consideração as habilidades individuais dos alunos que  são:
• o desenvolvimento, formação pessoal e social;
• a aprendizagem das noções básicas de vida prática e diária, para os alunos que apresentam maiores comprometimentos; 
• alfabetização para os menos comprometidos;
• trabalhos de oficina pedagógica para o desenvolvimento de habilidades produtivas; desenvolvimento de conceitos básicos para comunicação; socialização;
• inserção de alunos no sistema regular de ensino através da proposta de educação inclusiva.
• Informática aplicada a Educação.
• Adaptação individual.

A partir das diretrizes dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), a equipe de profissionais da AMAS desenvolve programas e projetos de atendimento adaptados ao desenvolvimento dos alunos com autismo.
Todo o programa educacional da AMAS parte dos princípios do Método TEACCH – TreatmentandEducationofAutisticandRelatedComunicationHandcappedChildren (Tratamento e Educação para Autistas e Crianças com Déficits Relacionados à Comunicação) , PCS( Programa de Comunicação Alternativa Suplementar) e ABA (Análise Aplicada do Comportamento)
Partindo dos fundamentos da proposta do programa educacional todos os profissionais, dentro de suas especialidades, desenvolvem projetos de atendimentos individuais ou grupais voltados para o bom desempenho dos objetivos propostos.

Para tanto, os professores da AMAS estão em constante renovação de seus conhecimentos e aperfeiçoamento das técnicas, com vistas a oferecer aos alunos uma avaliação criteriosa das suas áreas de competência e interesses, assim como da assistência à compreensão do sentido que estes fazem do mundo que os rodeia.
A instituição conta ainda com a prestação de serviço voluntário de  Médico Clínico Geral  e uma dentista que realizam exames e diagnóstico de novos casos, além de atendimento e acompanhamento dos alunos 

Todos os profissionais da equipe Terapêutica e Educacional da AMAS reúnem-se semanalmente para avaliação dos trabalhos realizados em cada área, assim como as famílias dos alunos são constantemente convocadas para reuniões com o objetivo de discussões e orientações a respeito das atividades desenvolvidas como forma de envolvê-la o máximo possível em todo processo educativo.

 

Método TEACCH

O projeto pedagógico da AMAS é baseado nos princípios do Método TEACCH  - TreatmentandEducacionofAutistcandRelatedComunicationHandicappedChildren – (Tratamento e Educação para Autistas e Crianças com déficits relacionados à comunicação). Este método, reconhecido internacionalmente como sendo um dos mais eficazes no tratamento e educação de pessoas autistas, tem tido na AMAS, um resultado amplamente satisfatório ao atender os objetivos educacionais propostos.

O método baseia-se na estruturação e previsibilidade das ações através de associações entre o contato visual e as ações. A meta, em longo prazo, do Programa TEACCH é que o aluno com autismo se adeque o melhor possível à  sociedade quando adulto. Essa meta é atingida através do respeito pelas diferenças que o autismo cria em cada aluno.

Os serviços educacionais para pessoas com autismo devem ter duas metas: 1) aumentar sua compreensão; 2) tornar o ambiente mais compreensível.

Os princípios educacionais do Método Teacch são:

• Áreas de competência e interesses;
• Avaliação cuidadosa e constante;
• Assistência para a compreensão do sentido;
• A resistência como resultante da falta de entendimento;
• Colaboração dos pais.

O objetivo educacional primário do Método é ensinar ao aluno que seu ambiente tem (ou faz) sentido. O importante é que os alunos percebam que existem padrões no universo, e que eles podem identificar e seguir esses padrões, independentemente da presença de um professor ou de um adulto. Outro objetivo é ensinar ao aluno o conceito de causa e efeito, sendo esse um pré-requisito para a comunicação e outras habilidades

A técnica educacional do TEACCH está baseada na apresentação visual da informação. As palavras são usadas, assim como as indicações físicas, mas é no material e estrutura física que orientam o aluno visualmente são os procedimentos mais efetivos.

Tendo o autista como um aluno com limitações, dificuldades e alterações de comportamento, todo o processo educacional que se busca oferecer é direcionar as ações no sentido de fortalecer a capacidade do pensar e do fazer de cada aluno.
 

TEA (Transtorno do Espectro Autista)

O autismo passa constantemente por um processo de investigação no que diz respeito a sua definição sendo, no entanto, considerado o mais grave distúrbio da comunicação humana, associado a diversas síndromes. Os sintomas variam amplamente, o que explica porque é referido ao autismo como sendo um espectro de transtornos, manifestando-se de diferentes formas, variando do mais alto ao mais leve grau de comprometimento.

O autismo pode ser definido pelo comprometimento de três áreas nobres do desenvolvimento humano: a comunicação, a interação social e imaginação. O diagnóstico de autismo ainda é uma etapa muito difícil, pois é feita com base em um quadro de comportamentos, após serem descartadas as hipóteses biologicamente identificáveis, ou seja, não existem exames que possam determinar objetivamente que uma pessoa é autista. Neste sentido, a correta identificação da síndrome depende em grande parte da experiência dos profissionais que avaliam e examinam a pessoa.

Ainda que não se conheça a cura para o autismo, existem métodos que visam proporcionar à pessoa com a síndrome a superação de suas limitações e, dentro de suas potencialidades, o desenvolvimento de independência, facilitando o seu convívio com o meio que a cerca.

É uma síndrome encontrada no mundo todo e em famílias das mais diferentes posições sociais, étnicas e econômicas. Afeta uma em cada 150 pessoas , sendo 4 vezes mais meninos que meninas.

Os gastos financeiros necessários para o bom desenvolvimento da pessoa autista é consideravelmente alto, devido a necessidade de medicações em muitos dos casos e a necessidade de atendimentos de profissionais especializados em várias áreas (psicologia, pedagogia, fonoaudiologia, terapia ocupacional entre outras).

Sintomas do Autismo:

 

 

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